Alfabetização Fônica
A consciência fonológica é a habilidade de reconhecer e manipular os sons da fala, ou seja, a capacidade de perceber que as palavras são compostas por partes menores, como sílabas e fonemas. É um conceito fundamental para a aprendizagem da leitura e escrita, pois permite que a criança compreenda a relação entre os sons da fala e as letras.
Aprendendo a ouvir...
Sabemos que as letras representam as unidades de som chamadas fonemas. Assim, o primeiro passo para dominar os fonemas e, posteriormente, o princípio alfabético é saber distinguir sons da fala.
Identificar o timbre e a posição da fonte sonora é habilidade indispensável para que os alunos desenvolvam a sensibilidade de distinção sonora. Deste modo o estudante reconhece os sons de diferentes fontes posicionadas em diferentes locais.
As crianças necessitam da habilidade de reconhecer os sons, e que essa habilidade exige um ensino explícito.
.Obediência à voz...
"E disse Deus..."
A habilidade da leitura começa com o ouvir ou prestar atenção à palavra falada. A habilidade da escrita começa com a fala correta, repetindo, de forma fiel, o que foi ouvido. Por isso, ensinar a ouvir e a falar cuidadosamente são os elementos fundamentais (rudimentos) da leitura e da escrita.
Dr. Paul Jehle diz que:
Na raiz do método fônico está a obediência e concentração na parte do aprendiz para articular os sons falados pelos pais ou professor. É uma submissão à autoridade, ordem, e a regularidade da linguagem. Quando é formado na criança o
amor pelo ouvir, o desejo para compreender, falar e ler serão a fonte de inspiração que fará a criança amar a aprendizagem. Ouvir é a mais fundamental de todas as habilidades (juntamente com a soletração e a fonética), e uma habilidade que será
utilizada em todas as outras disciplinas. (JELHE, 2016, p. 150, 151).
Aqui é onde o seu texto começa. Basta clicar e começar a escrever. Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium totam rem aperiam eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et.