Metodologia
De acordo com Dicionario Webster (1828), MÉTODO é um "arranjo adequado e conveniente de coisas, procedimentos e ideias; a disposição natural ou regular de separação de coisas ou partes; a ordem conveniente para transação de negócios, ou para compreender qqualquer assunto complicado."
A partir da definição, entendemos que como ensinamos é tão importante quanto e por que e o que ensinamos.
A maneira na qual você constrói é tão importante quanto aquilo que você constrói.
Há diversos métodos que colocam a criança no centro do processo educativo. Todavia, o método da AEP foca na centralidade da Palavra de Deus em todo o processo.
Diferencial
Método AEP
Produção de textos
Raciocínio
Pensar
Absolutos
Autogoverno
Mente renovada
Caráter
Produtivo e Criativo
Método secular
V/F e preencher espaços vazios
Estímulo e resposta
Memorizar
Relativismo
Governo externo
Mente aberta
Consumista
Dependência
Padrão Tríplice da Mente

Reflexão
Nossa mente é reflexiva. Não existe aprendizado real que não envolva pensamento. Sem atividade mental o que acontece na mente é memorização, e a memorizar sem entendimento não é aprender verdadeiramente.
A reflexão requer a análise e pesquisa do estudante.

Criatividade
Expressa a renovação da mente a partir do que investigou, refletiu, ponderou. Deve ter significado e propósito, sendo dirigida para produzir soluções e não simplesmente fazer algo diferente, formar imagens fantasiosas na mente a seu bel prazer. Produzir textos, poesias, ensaios e composições auxilia neste processo.

Aplicação
As habilidades desenvolvidas devem ser experimentadas em atividades reais e práticas. O conhecimento adquirido não pode ficar retido na mente. Quando a mente coloca em ação o que aprende, fecha um ciclo e amadurece para outros ciclos de aprendizagem , expandido cada vez mais sua capacidade de aprender.
O Método dos 4 Passos (4 PRRR)

PESQUISAR
Aprofundar um estudo o estudo de um determinado tema, encontrando os fundamentos.

RACIOCINAR
Compreender em profundidade, argumentar, questionar, assimilar, poderar, deduzir, chegar a uma conclusão do que foi pesquisado.

RELACIONAR
Estabelecer vínculo, ligação entre o que o estudante aprendeu e os conhecimentos prévios. Relacionar o assunto estudado à própria vida.

REGISTRAR
Escrever de próprio punho, aquilo que foi aprendido, por meio da investigação, raciocínio e por meio de ideia.
7 Princípios de Governo
Na AEP, os 7 Princípios servem para ordenar nossas decisões de forma consistente, treinando a mente desde quando pequenos para pensar governalmente em uma cosmovisão cristã bíblica.
"Princípios bíblicos são verdades que permeiam a Palavra de Deus, expressando Seu caráter e sua natureza, como preceitos gerais para se viver dentro da cosmovisão cristã. Os 7 Princípios Governamentais da AEP são pilares e abrangentes para as nossas realizações, norteando as instâncias de governo implicadas na vida e sociedade, para manifestar o Reino de Deus consistentemente".
Baseados nas fontes da FACE (face.net) e Paul Jehle (tntchurch.net)
Os 7 Princípios
Soberania
Deus é o Criador de todas as coisas. Ele cuida de tudo e de todos - ELE É SOBERANO! Quando Deus concede soberania ao ser humano, espera que governe com amor e cuide da terra e proteja os demais. (planejar, avaliar - legistativo, judiciário e executivo).
Aliança
Deus é trino: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo! somos feitos para ter aliança uns com os outros. Não é bom viver sozinhos, precisamos ter aliança uns com os outros para cumprir um propósito. A valorização das relações interpessoais e do trabalho em equipe, buscando a união e colaboração voluntária
Individualidade
Deus fez cada um de nós único. Temos jeitos, pensamentos e talentos diferentes. Isso mostra como Deus é criativo e como cada vida tem valor. Cada pessoa é criação única d'Ele e destinada a expressar a natureza de Cristo em sua individualidade na sociedade.
Caráter
O ato de TRABALHAR desenvolve o nosso caráter, os processos que envolve o trabalho inculca as marcas do que realizo, e isso reflete meu coração. O trabalho é um cultivo, um culto ao Criador. A formação do caráter, moldada pela imagem de Cristo, é essencial para uma vida de integridade e impacto positivo no mundo.
Autogoverno
A liberdade não é fazer o que eu quero sem qualquer restrição. Trata-se de um dom. O ato de governar a si mesmo é de inteira responsabilidade do indivíduo, realizado em obediência primária a Deus. Quanto maior gerência de governo interno, menor o externo.
Mordomia
O ato de guardar nos gera privilégio e responsabilidade. deus nos chama a sermos bons mordomos de tudo o que chega em nossas mãos. Somos responsáveis pelo governo de nossa consciência, propriedades e bens de qualquer natureza.
Semeadura e Colheita
O processo de semeadura e colheita passa por uma espera, um período de plantio, escolhas de sementes boas, permanência no crescimento até a colheita do fruto. Para toda escolha, haverá uma consequência.